ÁREA RESTRITA
 
 
Esqueci minha senha
 
DESTAQUES
 
 
 
 
INSTRUÇÕES PARA AUTORES
 

Todo trabalho enviado para publicação será avaliado por pelo menos dois membros do Conselho EditorialConselho Editorial, que opinarão sobre o trabalho, reservando-se o direito de sugerir modificações aos autores, adequá-los aos critérios editoriais da revista ou recusá-los. Um Editor Associado auxiliará no processo de revisão, verificando a adequação do trabalho submetido conforme os critérios estabelecidos pela Revista e o cumprimento dos prazos estabelecidos. Os conceitos e opiniões emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores. Em caso de desempate, o Editor se encarregará de emitir um parecer final recomendando ou não a publicação do referido trabalho.

O recebimento do trabalho será prontamente confirmado através de comunicação eletrônica. A partir daí, todas as informações serão transmitidas desta forma. Os manuscritos que não estiverem dentro das normas serão devolvidos ao(s) autor(es). Quando um artigo é submetido à RBFM, os autores confirmam que o texto, ou parte dele, não foi publicado ou aceito para publicação em alguma outra revista. O artigo só poderá ser enviado a outra revista, após decisão final da RBFM. Após aceite para publicação, o(s) direito(s) de copyright pertence(m) à Associação Brasileira de Física Médica, não havendo nenhum custo de publicação. É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos, desde que mencionada a fonte e com permissão expressa da RBFM.

Os manuscritos devem ser submetidos eletronicamente no site da revista www.abfm.org.br/rbfm. Para tal, o autor principal deve ser cadastrar e deve fornecer números de telefone, fax e endereço eletrônico. O(s) autor(es) deve(m) indicar a seção onde julgue(m) que o seu artigo possa ser melhor enquadrado, de acordo com a classificação dada a seguir:

    Artigos de Revisão e Tutoriais;
    Artigos Originais;
    Comunicações Técnicas;
    Cartas ao Editor;
    Resenhas de Teses;
    Resenhas de livros técnicos e científicos.



Artigos de Revisão e Tutoriais

São artigos nas áreas ou tópicos relacionados à especialidade da revista, dentro de uma perspectiva didática ou de atualização profissional. Sempre que possível é conveniente traçar uma avaliação do estado da arte do tema abordado dentro do país. A submissão deste tipo de artigos deve ser efetuada a partir de convite da Revista, ou precedida de consulta ao Conselho Editorial. Tais artigos devem ser limitados a 25 páginas de texto (papel A4, fonte Arial 12, espaçamento duplo), incluindo figuras e tabelas.

 

Comunicações Técnicas

São trabalhos que constituem uma forma importante de disseminação de soluções para problemas de projeto, manutenção, técnicas experimentais e informática aplicada. Mesmo não constituindo um artigo científico completo, tais soluções permitem aos profissionais da área se beneficiar da engenhosidade e criatividade de seus colegas. Limitadas a 4 páginas de texto (papel A4, fonte Arial 12, espaçamento duplo), incluindo figuras e tabelas.

 

Cartas ao Editor

São comentários ou discussões não só de artigos previamente publicados, mas também de outros temas de interesse para a comunidade de leitores. A decisão e a escolha das cartas para publicação será atribuição específica do Corpo Editorial, que considerará a propriedade, a extensão e a disponibilidade de espaço para o material submetido. Sempre que necessário será dada oportunidade de resposta aos autores, entidades ou indivíduos citados na carta.

 

Resumos de Teses

Os resumos originais de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado defendidas e aprovadas há, no máximo, três anos, e os respectivos abstracts serão publicados na íntegra, à medida que forem sendo recebidos pela Revista. Somente serão publicados os resumos de trabalhos que se relacionem à especialidade da Revista. Os resumos devem ser enviados eletronicamente, preferencialmente já estruturados no formato final de edição: Título no idioma original / Título em Inglês, Autor, Orientador(es), Categoria (M.Sc., Ph.D., D.Sc.), Departamento, Instituição, mês e ano da defesa, Resumo completo/ Palavras Chave, Abstract / Keywords. Como os resumos de teses não passarão pelo processo de revisão, devem necessariamente ser enviados pelo autor ou orientador, desde que já tenham sido defendidas. No caso de defesas de brasileiros que estejam no exterior, o resumo deverá ser traduzido para o português.

 

Resenhas de livros técnicos e científicos

O autor ou a editora do livro deve enviar um exemplar do livro ao editor da revista, solicitando a análise. A decisão de publicar e a escolha do autor da resenha são prerrogativa do Corpo Editorial, embora nomes de especialistas do tema possam ser sugeridos.

 

Preparação de Manuscritos

Os trabalhos submetidos nas três primeiras modalidades (Artigos de Revisão e Tutoriais, Artigos Originais, Comunicações Técnicas) serão avaliados e revisados por dois ou mais especialistas na área específica. Os revisores serão escolhidos pelos Editores Associados nomeados para cada artigo.

Os artigos devem ser preparados segundo as Normas da Revista. O texto deve ser editado em espaçamento duplo, em papel A4 com margens de 2 cm e as páginas devem ser numeradas. As sessões, sempre que se aplicar, devem abranger os seguintes aspectos: Resumo (200-300 palavras) e Palavras-Chave apresentar até 6 palavras-chaves para indexação, a fim de possibilitar a busca de trabalhos no banco de dados da revista. Recomenda-se os descritores de Physics and Astronomy Classification Scheme (PACS - http://www.aip.org/pacs/index.html) ou de Ciências da Saúde (DeCS) ou, ainda, do Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine (http://www.nlm.nih.gov); Abstract e Keywords, correspondente respectivamente ao Resumo e Palavras-Chave; Introdução (justificativa do trabalho e objetivo); Material e Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Agradecimentos, quando for o caso; Referências; Figuras e Tabelas (com as respectivas legendas).      Os artigos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês. Cada original deve ser precedido de uma folha de endereço do autor para correspondência e título resumido para impressão no cabeçalho de cada página (Running Title). O título do artigo deve reaparecer na página seguinte, juntamente com o resumo. O artigo deve ser estruturado em sessões hierárquicas, não excedendo três níveis de cabeçalhos sem numeração, conforme adotado nestas instruções). Por exemplo, Preparação de Manuscritos (este parágrafo) é o primeiro nível, e Referências e Livros e Teses (próxima página) são, respectivamente, o segundo e terceiro níveis aceitos. Trabalhos envolvendo experimentos com seres humanos ou animais devem citar o parecer favorável de um Comitê de Ética.

 

Figuras e Tabelas

O uso de cores é permitido na versão eletrônica. Gráficos e figuras devem ter fundo branco, evitando-se o emprego de caracteres pequenos (tamanho mínimo = 9), de difícil leitura após a eventual redução para visualização. Também deve ser evitado o emprego de molduras. As tabelas devem ser simples, sem linhas excessivas, com a indicação clara de cada variável envolvida e a respectiva unidade. Tabelas e figuras devem ser inseridas no corpo do texto. Observar que legendas das figuras devem ser colocadas abaixo delas e títulos das tabelas, acima delas.

 

Equações

Deverão ser numeradas seqüencialmente, com os números entre parênteses, justificados à direita:

A(t) = A0e-x              (1)

As unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) devem ser utilizadas para todas as grandezas no texto, nas figuras e nas tabelas. Em experimentos envolvendo animais, deve-se incluir uma declaração de que eles estão de acordo com a legislação específica do país onde os experimentos foram realizados.

 

Referências

As referências devem ser escritas com base no estilo Vancouver. Numerar as referências no texto na ordem de citação, usando números arábicos sobrescritos1, Listar as referências nessa mesma ordem na última seção do artigo. As abreviaturas utilizadas para os periódicos citados nas referências devem seguir o padrão do PubMed. Para referências com mais de seis autores, citar até seis e usar a expressão et al.2, Para citar artigos de periódicoss1,2, livros3, eventos4, relatórios técnicos5, dissertações e teses6, página na internet7, consulte o artigo8.

1. Heshmati HM, Hofbauer LC. Multiple endocrine neoplasia type 2. Eur J Endocrinol 1997; 137(6):572-8.

2. Krummer SC, Giulkiani ER, Susin LO, Folleto JL, Lermen NR, Wu VY, et al. Evolução do padrão de aleitamento materno. Rev Saúde Pública 2000;34(2):143-8.

3. Naisman HA, Kerr GR. Fetal growth and development. New York: Mc Graw-Hill; 1970.

4. Kimura J, Shibasaki H, editors. Recent advances in clinical neurophysiology. Proceedings of the 10th International Congress of EMG and Clinical Neurophysiology; 1995; Kyoto; Japan. Amsterdam: Elsevier; 1996.

5. Instituto da Criança. Hospital das Clínicas. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Relatório Anual de atividades, 1993. São Paulo:1994.

6. Carneiro MS. A imunidade mediada pelo linfócito T na asma brônquica. [Tese de Doutorado]. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 1978.

7. Cancer-Pain.org [homepage on the Internet]. New York: Association of Cancer Online Resources, Inc.; c2000-01 [cited/acesso 2002 Jul 9]. Available from: http://www.cancer-pain.org/.

8. International Committee of Medical Journal Editors. Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals. N Engl J Med 1997;336:309-16.

 

Submissão dos trabalhos

Os autores deverão fornecer o arquivo digital. Este arquivo visa agilizar o processo de revisão, o qual é preferencialmente efetuado por correio eletrônico. Recomenda-se que o arquivo (compactado) seja enviado diretamente ao editor para que se inicie o procedimento de escolha de revisores. Recomenda-se o uso do editor Microsoft Word® (versão 6.0 ou mais recente), por ser este o editor mais disseminado no Brasil. O arquivo deve também conter todos os gráficos, figuras e tabelas que compõem o texto original. Gráficos e figuras produzidos em editores específicos devem ser fornecidos em arquivos separados, com resolução mínima de 300 pontos por polegada (dpi) e no tamanho apropriado.

 
WEBMAIL
 
 
Dúvidas?
Esqueceu sua senha?
 
PATROCINADORES
 
ANUNCIE AQUI
 
NOVIDADES
 
 
Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro das novidades da ABFM
 
 
 
ABFM - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FÍSICA MÉDICA - CNPJ 02.091.077/0001-40 - CAIXA POSTAL 6706 | CEP 90610970 | PORTO ALEGRE | RS