Busque na ABFM:
 
ÁREA RESTRITA
 
 
Esqueci minha senha
 
DESTAQUES
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ABFM NEWS - Comunicados
 
ABFM e SBF em encontro com Ministro-Chefe da casa civil
 
No dia 4 de julho passado, a ABFM e a SBF tiveram novo encontro com o
Deputado Daniel Vilela. Desta vez em reunião com o Ministro-Chefe da Casa
Civil, Eliseu Padilha, para tratar da sanção presidencial do projeto que
regulamenta a profissão de físico.

O Ministro manifestou seu apoio ao projeto, classificando-o como importante
e louvável, e comprometendo-se a trabalhar pela sanção presidencial até o
próximo dia 19 de julho.

Nas fotos, após a reunião no Palácio do Planalto, o presidente da SBF,
Marcos Pimenta e o coordenador da comissão mista SBF/ABFM, Amando Ito, além
do presidente da ABFM e do Deputado Vilela.

A ABFM novamente agradece o empenho e a dedicação do Deputado Daniel Vilela.
Colaborador: Presidente
Fonte: Diretoria
 
 
Notificação de furto
 
Equipamento analisador de raios x marca Radcal modelo Accu Gold furtado.  [+ leia mais]
Colaborador: Walmoli
Fonte: Walmoli
 
 
Revisão do estatuto [2]
 
Prezado sócio, Com esta primeira enquete, começamos um levantamento sobre a reforma do Estatuto. Todas as enquetes que serão feitas são produto da sugestão dos sócios que responderam à chamada da ABFM realizada nos meses de março e abril. Esta não é a votação do Estatuto, é uma prévia para que a proposta final seja elaborada já incorporando a sugestão dos sócios. Participe!  Clique aqui e participe! [+ leia mais]
Fonte: Diretoria
 
 
Revisão do estatuto
 
Prezado sócio, Com esta primeira enquete, começamos um levantamento sobre a reforma do Estatuto. Todas as enquetes que serão feitas são produto da sugestão dos sócios que responderam à chamada da ABFM realizada nos meses de março e abril. Esta não é a votação do Estatuto, é uma prévia para que a proposta final seja elaborada já incorporando a sugestão dos sócios. Participe!    Acessem o link!
Colaborador: Diretoria
Fonte: Diretoria
 
 
Atualização sobre a regulamentação da Profissão
 
Projeto aprovado. Próxima etapa é a sanção presidencial. Segue o link para mais informações. [+ leia mais]
Colaborador: Diretoria
 
 
Regulamentação da profissão - Atualização
 
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIAPROJETO DE LEI No 1.025, DE 2011
I - RELATÓRIO
Dispõe sobre o exercício da profissão de Físico e dá outras providências. Autor: Deputado ANTONIO CARLOS MENDES THAME Relator: Deputado DANIEL VILELA
Vem a esta Casa, para o exercício de sua competência revisora (CF, art. 65, parágrafo único), o projeto de lei em epígrafe, que “dispõe sobre o exercício da profissão de físico e dá outras providências”. A proposição foi aprovada, com duas emendas, pelo Senado Federal, e enviada à Câmara dos Deputados em 12 de abril de 2016, conforme Ofício no 401 (SF), subscrito pelo Senador Renan Calheiros. A Emenda no 1 dá ao art. 3o do projeto a seguinte redação: “Art. 3o O exercício da profissão de físico, nos termos desta Lei, depende de prévio registro em Conselho competente.” A Emenda no 2 suprime o art. 4o do projeto, renumerando o atual art. 5o como art. 4o. A Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público (CTASP) manifestou-se pela aprovação das Emendas no 1 e no 2 do Senado Federal, nos termos do substitutivo do Relator, Deputado Assis Melo. A matéria está sujeita à apreciação conclusiva pelas Comissões (RICD, art. 24, II), em regime de tramitação ordinária (RICD, art. 151, III).
É o relatório. II - VOTO DO RELATOR Compete à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, nos termos do art. 32, IV, a, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, pronunciar-se quanto à constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa das Emendas no 1 e 2 do Senado Federal ao Projeto de Lei no 1.025, de 2011. No que toca à constitucionalidade formal, foram obedecidos os ditames constitucionais relativos à competência legislativa da União (CF, art. 22, I), sendo atribuição do Congresso Nacional dispor sobre a matéria, com posterior sanção do Presidente da República (CF, art. 48, caput), mediante iniciativa legislativa concorrente (CF, art. 61, caput). Não há, de outra parte, qualquer violação a princípios ou regras de ordem material da Constituição de 1988. Nada temos a objetar quanto à juridicidade, à redação e à técnica legislativa das Emendas. no 1 e no 2 do Senado Federal. Estas se inserem adequadamente no ordenamento jurídico vigente e respeitam os ditames da Lei Complementar no 95, de 26 de fevereiro de 1998. Ante o exposto, manifestamo-nos pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa das Emendas no 1 e no 2 do Senado Federal ao Projeto de Lei n.o 1.025, de 2011. Sala da Comissão, em de de 2018. Deputado DANIEL VILELA Relator
2018-3927
Fonte: Diretoria
 
 
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS AO CONSELHO DELIBERATIVO DA ABFM
 
A ABFM convoca os sócios interessados a inscreverem-se como candidatos a membros do Conselho Deliberativo com mandato de 13/12/2018 a 13/12/2020. Serão 4 vagas para Conselheiros e 4 para suplentes. Para candidatar-se, preencha a Ficha de Inscrição e envie para secretariageral@abfm.org.br. O prazo para inscrição termina em 30 de maio de 2018.  
Colaborador: Marcia
Fonte: Marcia
 
 
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A PROVA DE TÍTULO DE ESPECIALISTA DA ABFM - 2018
 
Informamos que, no período de 26/04/2018 a 17/05/2018, estarão abertas as inscrições para a prova de Título de Especialista da ABFM. Consulte o regulamento para maiores informações. [+ leia mais]
Colaborador: Marcia
Fonte: ABFM
 
 
Atualização sobre a regulamentação da Profissão
 
Em 24 de abril de 2018, o Deputado Federal por Goiás, Daniel Vilela, recebeu na sala da presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados em Brasília, o presidente da ABFM, o presidente da SBF, Marcos Pimenta e o Coordenador da Comissão Mista para a regulamentação da profissão, Amando Ito. Em reunião bastante proveitosa foi possível esclarecer ao Deputado a importância da regulamentação da nossa profissão. O projeto está em tramitação conclusiva, ou seja, se aprovado pela CCJC irá diretamente para sanção presidencial, terminando o trâmite no poder legislativo. Como Presidente da CCJC e relator do PL 1025/2011, o Deputado mostrou-se comprometido com uma rápida tramitação do projeto nessa Comissão. A ABFM agradece ao Deputado Daniel Vilela pela acolhida e pelo interesse em nos apoiar.
Fonte: Diretoria
 
 
EFOMP policy statement 16: The role and competences of medical physicists and medical physics experts under 2013/59/EURATOM
 
On 5 December 2013 the European Council promulgated Directive 2013/59/EURATOM. This Directive is important for Medical Physicists and Medical Physics Experts as it puts the profession on solid foundations and describes it more comprehensively. Much commentary regarding the role and competences has been developed in the context of the European Commission project “European Guidelines on the Medical Physics Expert” published as Radiation Protection Report RP174. The guidelines elaborate on the role and responsibilities under 2013/59/EURATOM in terms of a mission statement and competence profile in the specialty areas of Medical Physics relating to medical radiological services, namely Diagnostic and Interventional Radiology, Radiation Oncology and Nuclear Medicine. The present policy statement summarises the provisions of Directive 2013/59/ EURATOM regarding the role and competences, reiterates the results of the European Guidelines on the Medical Physics Expert document relating to role and competences of the profession and provides additional commentary regarding further issues arising following the publication of the RP174 guidelines. [+ leia mais]
Colaborador: Paulo Costa
Fonte: EFOMP
 
 
NCS Report 28 on IMRT & VMAT audit has been published
 
Dear all,

A new NCS report has seen the light: "National Audit of Quality Assurance for IMRT and VMAT". See https://radiationdosimetry.org/ncs/documents/ncs-28-qa-audit-imrt-vmat for the freely downloadable report.

Hereby, the NCS would like to thank the subcommittee for their work and congratulate them with this achievement and their publication in phiRO.

Please note that the NCS has now acquired digital object identifiers (DOIs), in this case  10.25030/ncs-028, accessible through https://doi.org/10.25030/ncs-028 DOIs may also help reference managers to automatically fill in authors, title etc. All NCS reports that you can download from now on shall contain a DOI reference.

Best regards, on behalf of the subcommittee and the NCS board, Jeroen

J.B. van de Kamer, PhD, FInstP
Dept. of Radiation Oncology [+ leia mais]
Fonte: Comunicação ABFM
 
 
Revisão do Estatuto da ABFM
 
Prezado sócio, Por decisão do Conselho Deliberativo e atendendo ao definido pela Assembleia Geral daremos continuidade à revisão do Estatuto da ABFM. A forma de consulta aprovada foi a de apresentar aos sócios a cada semana a proposta de alteração de algum artigo ou grupo de artigos do Estatuto juntamente com argumentos a favor e contra a alteração. Baseado nas respostas, será elaborada a redação final a ser votada na próxima Assembleia Geral em setembro de 2018. Responda à pesquisa a seguir para sabermos se você gostaria de participar do grupo que fará o trabalho de revisão. Esta pesquisa ficará no ar até o dia 24 de abril. Participe clicando aqui!
Colaborador: Diretoria
Fonte: Diretoria
 
 
Comissão de Ética
 
Temos a satisfação de informar que, concluído o processo eleitoral que teve a participação de 62 sócios, foram eleitos como membros da Comissão de Ética da ABFM os sócios Karina W. Boccaletti e Paulo de Tarso V. Nogueira Filho, com mandato até dez/21, e Rochelle Lykawka e Cássio C. Ferreira com mandato até dez/19. A ABFM parabeniza os eleitos e agradece aos demais sócios que participaram desse processo eleitoral.
Colaborador: Diretoria
Fonte: Diretoria
 
 
App "ABFM NEWS"
 
Temos a satisfação de divulgar que está à disposição dos sócios o aplicativo ABFM News para Android e iOS. Esse aplicativo terá a função inicial de melhorar a comunicação entre a ABFM e os sócios, mas deve receber mais funcionalidades no futuro. Baixe o aplicativo no seu celular e envie suas críticas e sugestões para que possamos melhorá-lo.
Colaborador: Diretoria
Fonte: Diretoria
 
 
RDC 50 - Revisão - Radioterapia
 
A ANVISA está revisando a RDC 50. Recebemos a tabela anexa no link para a qual pedem sugestões. Quem tiver alguma observação a fazer, por favor, encaminhe para o e-mail presidente@abfm.org.br. Juntaremos todas as sugestões para encaminhamento. [+ leia mais]
Colaborador: Diretoria
 
 
Novo Livro da IAEA
 
This publication provides guidance and recommendations on arrangements to be made at the preparedness stage, as part of overall emergency preparedness, for the termination of a nuclear or radiological emergency and the subsequent transition from the emergency exposure situation to either a planned exposure situation or an existing exposure situation. It elaborates the prerequisites that need to be fulfilled so that responsible authorities can declare the nuclear or radiological emergency ended and it gives detailed guidance on adapting and lifting protective actions. This publication, jointly sponsored by 10 international organizations (FAO, IAEA, ICAO, ILO, IMO, INTERPOL, OECD/NEA, UN OCHA, WHO and WMO) is intended to assist Member States in the application of IAEA Safety Standards Series Nos GSR Part 3 and GSR Part 7. [+ leia mais]
Fonte: Diretoria
 
 
Eleição para a Comissão de Ética - Inicia hoje!
 
Prezado sócio,  A votação para a comissão de ética inicia hoje 15/03. O sistema recebeu acesso de alguns sócios, mas os votos não foram contabilizados. Por favor, aqueles que acessaram antes desta data retornem ao acesso restrito -> sócio -> eleições e participem!
Fonte: Diretoria ABFM
 
 
Eleição para a Comissão de Ética da ABFM
 
Conheça desde já os candidatos a membros da Comissão de Ética da ABFM. Em breve será aberta a votação. Você poderá votar em até 4 nomes. Os dois primeiros colocados terão mandato até dezembro de 2021. O terceiro e quarto lugares terão mandato até dezembro de 2019. Aguarde a abertura da votação. [+ leia mais]
 
 
IBAMA - Postergou em 6 meses a data de licenciamento ambiental para Medicina Nuclear e Radioterapia
 
Em publicação no DOU nº32 de 16 de fevereiro de 2018 o IBAMA postergou em 6 meses a data de licenciamento das instalações de Medicina Nuclear e Radioterapia. Link: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/177813219/dou-secao-1-16-02-2018-pg-73 [+ leia mais]
Colaborador: Diretoria
Fonte: DOU
 
 
ECMP 2018 - Congresso Europeu de Física Médica - Prorrogado o prazo para submissão de trabalhos
 

Extended deadline for abstract submission - 22 February Due to a high interest and multiple requests, we are pleased to announce that the abstract submission deadline for the 2nd ECMP has been extended to Thursday 22 February at 23:59hours (CET).

[+ leia mais]
Colaborador: Diretoria
Fonte: ECMP
 
 
Páginas: 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 30 - 31 - 32 - 33 - 34 - 35 - 36 - 37 - 38
 
WEBMAIL
 
 
Dúvidas?
Esqueceu sua senha?
 
ABFM - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FÍSICA MÉDICA - CNPJ 02.091.077/0001-40