ÁREA RESTRITA
 
 
Esqueci minha senha
 
DESTAQUES
 
 
 
 
ABFM NEWS - Física Médica Geral
 
Processo de Apresentação de Propostas de Projetos ARCAL – Ciclo 2018-2019
 
início do processo de apresentação de propostas de projetos para o ciclo 2018 – 2019 do Programa ARCAL (Acuerdo Regional de Cooperación para la Promoción de la Ciencia y Tecnología Nucleares en América Latina y el Caribe). O objetivo geral do ARCAL é promover tanto o desenvolvimento e o uso pacífico da ciência e da tecnologia nuclear quanto a cooperação técnica entre os países da região da América Latina e Caribe. O Programa ARCAL iniciou suas atividades em 1984 e, atualmente, é integrado por vinte e um países da região, incluindo o Brasil. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) patrocina e coordena a execução das atividades do Programa ARCAL através da Divisão para a América Latina do O documento “Perfil Estratégico Regional para América Latina e Caribe 2016-2021 (PER)” (http://www.arcal-lac.org) é o instrumento do Programa ARCAL que orienta as etapas de elaboração, avaliação e seleção de projetos para o ciclo 2018 - 2019. Neste documento, estão identificadas e priorizadas as necessidades regionais para as quais o Programa pode contribuir através de seus projetos. No Anexo I estão apresentadas as Necessidades/Problemas identificados no documento PER 2016- 2021. Entretanto, com base no Guia de Implementação do PER, somente as necessidades que se encontram sombreadas deverão ser contempladas nos projetos de cooperação para o ciclo 2018-2019. A data limite pata apresentação de propostas de projeto é 16 de novembro de 2015. Informações adicionais, assim como formulários e documentos, encontram-se disponíveis nas páginas web da Comissão Nacional de Energia Nuclear (www.cnen.gov.br) e do ARCAL (http://www.arcal-lac.org). Os interessados em candidatar suas propostas, deverão apresentá-las em inglês e espanhol por meio do Formulário Proposta de Projetos, e encaminhá-las até 16 de novembro para a coordenação nacional do Programa, no endereço inter@cnen.gov.br. Esclarecimentos adicionais sobre o Programa ARCAL ou sobre o edital de seleção podem ser pedidos pelo mesmo endereço de email e também pelo telefone (21) 2173-2120.   [+ leia mais]
Colaborador: Homero
Fonte: CNEN
 
 
Semana da Física Médica
 

A Semana da Física Médica é organizada com o objetivo de divulgar o trabalho de profissionais na área de Física Médica para estimular o interesse e orientar os alunos de graduação e pós-graduação no curso.

Venha participar deste evento que está em sua 14ª edição e conta com a presença de palestrantes das mais renomadas universidades do estado de São Paulo e de Físicos das empresas multinacionais de destaque na produção de equipamentos médico-hospitalares.

Paletras da Diretoria da ABFM dia 20/10 às 17hs. [+ leia mais]
Colaborador: Walmoli Gerber Jr.
Fonte: ABFM
 
 
Medical Physics in Radiotherapy Heidelberg Center - Santiago de Chile
 
Objetivos:
La Física Médica es una ciencia interdisciplinaria que aplica métodos y técnicas de la física para resolver problemas relacionados con el diagnóstico y tratamiento de enfermedades humanas. En este curso se introducirán los fundamentos teóricos con un especial enfoque práctico en la Física Médica, con énfasis en las técnicas complejas utilizadas en la radioterapia moderna. Se ofrecerán conocimientos básicos en Física Médica, los que serán complementados con prácticas en el Departamento de Radioterapia de la Clínica Alemana de Santiago de Chile. Este programa se desarrolla en el marco del proyecto Física Médica del Centro de Excelencia en Investigación y Docencia del Heidelberg Center para América Latina. Organización del programa:
Este curso consta de una parte teórica, una parte práctica, la que incluye un “Brachytherapy Workshop”, así como un “Workshop on Conformal Radiotherapy” con un enfoque médico. Las clases teóricas se realizarán en el Heidelberg Center para América Latina (HCLA) y la Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC) y algunas prácticas tendrán lugar en la Clínica Alemana. Tanto el “Brachytherapy Workshop”, así como el “Workshop on Conformal Radiotherapy” pueden ser tomados  independientemente de la Summer School. El “Workshop on Conformal Radiotherapy”  se llevará a cabo el día 14 de noviembre de 9.00 a 16.00 hrs. en la Clínica Alemana. El “Brachytherapy Workshop” se realizará los días 5, 6 y 7 de noviembre de 9.00 a 13.30 hrs. en el Heidelberg Center para América Latina y de 15.30 a 18.00 hrs. tendrá lugar la parte práctica en la Clínica Alemana.   Información : Heidelberg Center para América Latina
Las Hortensias 2340
Providencia-Santiago de Chile
Fono: +56 (0) 2 2234 34 66
E-mail: info@hcla.uni-heidelberg.de [+ leia mais]
Colaborador: Walmoli Gerber Jr.
Fonte: ABFM
 
 
Texto Elaborado pela ABFM para a Revista da ALFIM sobre o Dia Internacional da Mulher
 
Um Raios X das Mulheres da Física Médica no Brasil

Introdução

A Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) nasceu em 1969 com a intenção de integrar os físicos médicos do país e contribuindo para o  desenvolvimento de físicos trabalhando com a física médica no Brasil. Sua sede está localizada na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Buscando cumprir sua missão enquanto Associação, a ABFM realizou no segundo semestre de 2014 uma pesquisa junto a seus associados, para conhecer o perfil dos profissionais que trabalham com a Física Médica no Brasil. Foram ouvidos 427 profissionais de física médica, sendo 278 do sexo masculino e 149 do sexo feminino. Um dos objetivos deste artigo é demonstrar que as mulheres, no ambiente da física médica, estão se igualando em números aos homens em muitos indicadores. Para poder confirmar esta tendência, foram pesquisadas diferentes dimensões da profissão do Físico Médico. As principais dimensões pesquisadas e apresentadas neste artigo foram: o perfil demográfico, contato com a física médica, nível de instrução e treinamento, atuação profissional e o grau de satisfação com a carreira dos físicos médicos associados.

Principais resultados da pesquisa

A seguir são apresentados os resultados da pesquisa, contrastando as diferenças profissionais entre homens e mulheres. O primeiro indicador do perfil demográfico é a idade ou faixa etária. Os homens tem idade média de 37 anos, semelhante à idade média das mulheres que fica em 36 anos. Na tabela observamos o tipo de graduação em comparação entre os dois sexos:    
  Homens Mulheres
Bacharel em Física 28% 26%
Licenciatura em Física 25% 17%
Bacharel em Física Médica 30% 34%
Bacharel em Física com Habilitação em Física Médica 16% 23%
Fonte: Dados de pesquisa (2014) Com relação à Titulação dos associados, entre os homens, a maior frequência é de especialistas com 37%, seguido de Mestre com 29% e Graduado com 18%. Entre as mulheres a titulação mais destacada é a de Especialista 40%, seguido de Mestre e Graduado com 27% e 22% respectivamente. Os associados respondentes , em sua maioria possuem certificações, 69% dos homens e 68% das mulheres responderem que já possuem certificados. Quando se alcança  uma certificação acredita-se que ocorrerá uma promoção ou reajuste de salário em decorrência do certificado. Entre os homens 67% não receberam promoção ou aumento salarial em decorrência do novo certificado e 66% das mulheres também afirmam não ter recebido qualquer benefício extra ou posição mais elevada. Neste caso, os dois sexos são afetados na mesma proporção. Entre a principal atividade dos associados a Radioterapia é a mais mencionada entre homens e mulheres com 59% e 58% respectivamente. O Radiodiagnóstico é a segunda com mais representatividade, com 30% dos homens e 27% das mulheres, seguido da Medicina nuclear que foi assinalado por 11% dos homens e 15% das mulheres. A média de tempo que se trabalha nas atividades foi bem parecida entre os sexos, com 10,07 anos para os homens e 9,81 para as mulheres. Na Tabela 2 podemos observar o principal local de trabalho dos associados.
Local Homens Mulheres
Clínica Média 17% 13%
Hospital Público 21% 24%
Hospital Particular 25% 26%
Laboratório 2% 2%
Universidade 12% 12%
Empresa Privada 13% 13%
Empresa de consultoria 7% 6%
Hospital filantrópico 1% 1%
Outros 2% 3%
Fonte: Dados de pesquisa (2014) Entre homens e mulheres os cargos que mais são citados são os de Físicos com 39% para os homens e 50% para as mulheres. A média salarial entre os sexos é pouco diferente, os homens recebem mais em comparação às mulheres, R$10.453,00 contra R$8.452,00 Homens e mulheres associados apontam a satisfação como principal estímulo da profissão de físico médico. Os homens assinalaram com 76% e as mulheres com 82%. Os associados recomendariam a profissão de físico médico, homens e mulheres responderam com uma frequência de 71% e 75% respectivamente.

Desafios futuros

Observando os resultados da pesquisa foi possível perceber que ambos os sexos tem perfis parecidos. As respostas foram parecidas em todos os itens analisados neste artigo, exceto na questão salarial. No Brasil a diferença salarial entre homens e mulheres é de aproximadamente 30% (Atal et al. , 2009). No entanto, a diferença encontrada na pesquisa da ABFM foi de 23,5 %, indicando uma maior valorização em relação a média nacional. No entanto, isso não ocorre com as Físicas médicas, que possuem o mesmo nível de formação que seus colegas do sexo masculino. De acordo com Nitahara, 2013, quanto maior a escolaridade, maior a diferença salarial, tendo valores médios que oscilam em outras áreas na casa dos 40%. Portanto, um desafio para as instituições, profissionais e interessados pela física médica é fazer com que esse cenário continue reduzindo as diferenças, fazendo com que as mulheres sejam cada vez mais valorizadas. A ABFM trabalha, para que cada vez mais, homens e mulheres tenham direitos iguais no mercado de trabalho, pesquisa e ensino com física médica no Brasil.
Colaborador: Walmoli Gerber Jr.
Fonte: ABFM
 
 
23rd Global Women in Nuclear Conference Announcement - 24-8 August 2015, Vienna Austria
 
Women in Nuclear (WiN) Global is a worldwide non-profit association made up mostly of female professionals working in various fields in the nuclear industry. WiN Global aims to promote understanding and public awareness of the benefits of nuclear and radiation applications through a series of active networks, both national and international. It has approximately 25 000 members from more than 100 countries, organized in national, regional and international chapters.   Every year, a chapter of WiN Global organizes the Annual conference, which is a unique occasion for the WiN Global community to meet. The 23rd WiN Global Annual Conference will be organized by the WiN IAEA Chapter in cooperation with the IAEA (International Atomic Energy Agency). This event will take place in Vienna, Austria, at the IAEA Headquarters on 24 – 28 August 2015.   The aim of the conference is to highlight the vital role that women play in the nuclear industry and provide opportunities for women to network, exchange ideas, attend technical visits, obtain the most up-to-date information on nuclear programmes and facilities around the world, and learn about employment opportunities at the IAEA. The conference will be attended by over 300 female professionals from all over the world, with international high-level keynote speakers. [+ leia mais]
Colaborador: Walmoli Gerber Jr.
Fonte: IAEA
 
 
X Congresso Regional Latinoamericano IRPA de Proteção e Segurança Radiológica
 
A IAEA disponibilizará apoio financeiro para o IRPA 2015. [+ leia mais]
 
 
Master
 
Informações sobre o Master “Clinical Medical Physics”, organizado pela Universidade de Heidelberg, Alemanha e pela Pontifica Universidade Católica do Chile. As inscrições para o programa estão abertas até 5 de dezembro.  [+ leia mais]
 
 
Ionizing radiation - Medical radiation exposure
 
WHO Global Initiative on Radiation Safety in Health Care Settings -- Read more                                                                                                              WHO message for the International Day of Medical Physics http://www.who.int/ionizing_radiation/medical_exposure/Message_IDMP2014.pdf?ua=1  WHO message for the anniversary of the discovery of the x-rays http://www.who.int/ionizing_radiation/medical_exposure/anniversary_xRays.pdf?ua=1    [+ leia mais]
Fonte: World Health Organization
 
 
Lançada a Revista Núcleo da Matéria de Setembro/Outubro de 2014
 
"Revista Núcleo da Matéria. Participe, envie sugestões para publicação." [+ leia mais]
Colaborador: Walmoli Gerber Jr.
Fonte: ABFM
 
 
IV ENCONTRO DE FÍSICA MÉDICA DA SANTA CASA DIA INTERNACIONAL DA FÍSICA MÉDICA IOMP – INTERNATIONAL DAY OF MEDICAL PHYSICS
 
"IV ENCONTRO DE FÍSICA MÉDICA DA SANTA CASA DIA INTERNACIONAL DA FÍSICA MÉDICA IOMP – INTERNATIONAL DAY OF MEDICAL PHYSICS Objetivo: Abordagem quanto aos avanços da Física Médica no Brasil 08h00 Abertura 08h10 Avanços Tecnológicos nas imagens com uso de radiação ionizante 08h50 Discuss?o 09h00 Avanços da imagem por Resson?ncia Magnética 09h40 Discussção 09:50 Avanços da Medicina Nuclear 10h30 Discussção 10h40 Coffee Break 11h10 Avançãos da Radioterapia 11h50 Discussção 12h00 Encerramento INSCRIÇÕES GRATUITAS Diretamente pelo e-mail: contato@alcamineventos. com.br "
Colaborador: Phillip Patrik Dmitruk
Fonte: Santa Casa de São Paulo
 
 
XIII Semana da Física e o II Dia Internacional da Física Médica.
 
"O Centro Estudantil da Física Médica (CEFiM) em conjunto com a Asociación Latinoamericana de Física Médica (ALFIM) e com a Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), apresentam a XIII Semana da Física e o II Dia Internacional da Física Médica. Local: Departamento de Física (Sala DE -26) – USP/Ribeirão Preto Data: De 03 a 07 de novembro de 2014 Inscrição: R$20,00" [+ leia mais]
Colaborador: Walmoli Gerber Jr.
Fonte: Departamento de Física (Sala DE -26) – USP/Ribeirã
 
 
An alternating focused ultrasound system for thermal therapy studies in small animals
 
"Med. Phys. 38, 1877 (2011); doi:10.1118/1.3553405 (11 pages) To develop an alternating focused ultrasound system (AFUS) for preclinical studies of thermal and acoustic responses of tumors in small animal models." [+ leia mais]
Fonte: Medical Physics
 
 
Analysis of Fourier-domain task-based detectability index in tomosynthesis and cone-beam CT in relation to human observer performance
 
"Med. Phys. 38, 1754 (2011); doi:10.1118/1.3560428 (15 pages) Design and optimization of medical imaging systems benefit from accurate theoretical modeling that identifies the physical factors governing image quality, particularly in the early stages of system development. " [+ leia mais]
Fonte: Medical Physics
 
 
Effects of mobile phone use on brain tissue from the rat and a possible protective role of vitamin C – a preliminary study
 
"December 2010, Vol. 86, No. 12 , Pages 1044-1049 To evaluate effects of mobile phone use on brain tissue and a possible protective role of vitamin C. Read More: http://informahealthcare.com/doi/abs/10.3109/09553002.2010.501838" [+ leia mais]
Fonte: International Journal of Radiation Biology
 
 
IMAGING OPPORTUNITIES IN RADIATION ONCOLOGY
 
"Int. J. Radiation Oncology Biol. Phys., Vol. 79, No. 2, pp. 342–347, 2011 Interdisciplinary efforts may significantly affect the way that clinical knowledge and scientific research related to imaging impact the field of Radiation Oncology. This report summarizes the findings of an intersociety workshop held in October 2008, with the express purpose of exploring ‘‘Imaging Opportunities in Radiation Oncology.’’ Participants from the American Society for Radiation Oncology (ASTRO), National Institutes of Health (NIH), Radiological Society of North America (RSNA),American Association of physicists in Medicine (AAPM),American Board of Radiology (ABR), Radiation Therapy Oncology Group (RTOG), European Society for Therapeutic Radiology and Oncology (ESTRO), and Society of Nuclear Medicine (SNM) discussed areas of education, clinical practice, and research" [+ leia mais]
 
 
Fundus image fusion in EYEPLAN software: An evaluation of a novel technique for ocular melanoma radiation treatment planning
 
"Med. Phys. 37, 5199 (2010); doi:10.1118/1.3488891 (9 pages) The purpose of this study is to evaluate a novel approach for treatment planning using digital fundus image fusion in EYEPLAN for proton beam radiation therapy (PBRT) planning for ocular melanoma. The authors used a prototype version of EYEPLAN software, which allows for digital registration of high-resolution fundus photographs. The authors examined the improvement in tumor localization by replanning with the addition of fundus photo superimposition in patients with macular area tumors. " [+ leia mais]
 
 
Simple fractal method of assessment of histological images for application in medical diagnostics
 
"Nonlinear Biomedical Physics 2010, 4:7doi:10.1186/1753-4631-4-7 We propose new method of assessment of histological images for medical diagnostics. 2-D image is preprocessed to form 1-D landscapes or 1-D signature of the image contour and then their complexity is analyzed using Higuchi|s fractal dimension method. The method may have broad medical application, from choosing implant materials to differentiation between benign masses and malignant breast tumors. " [+ leia mais]
Fonte: Nonlinear Biomedical
 
 
Neutron physics for nuclear reactors, unpublished writings by Enrico Fermi
 
"Med. Phys. 37, 6500 (2010); doi:10.1118/1.3516223 (2 pages) Neutron physics for nuclear reactors, unpublished writings by Enrico Fermi S. Esposito, Author, O. Pisanti, Author, and Dimitris Mihailidis, Reviewer, Ph.D. " [+ leia mais]
Fonte: Medical Physics
 
 
Acoustic radiation force contrast in MRI: Detection of calcifications in tissue-mimicking phantoms
 
"Purpose: Mammography is a widely used tool for the screening of breast cancer, and calcifications are a common finding in most mammograms. The location, size, number, morphology, and distribution of calcifications are an important information to differentiate a benign lesion from probably malignant pathologies. Calcifications are not detectable with a standard dynamic contrast enhanced breast MRI. The authors present a novel method for the detection and imaging of calcifications in breast tissue without ionizing radiation or contrast agents. Methods: Measurements of localized tissue displacement in phantoms due to applied acoustic radiation force were performed. This displacement was imaged with a displacement sensitive spin-echo MRI sequence. Pieces of eggshell that represent calcifications were embedded in tissue-mimicking agarose phantoms. The sizes of the calcifications were 0.8×0.8×0.4, 1.5×1.5×0.4, and 2×3×0.4 mm3. The calcifications were scanned with ultrasound (U.S.) at 2.5 MHz and intensities up to Ispta = 7.18 W/cm2. The U.S. beam was moved inside the phantom by a computer-controlled three-dimensional hydraulic positioning system. The U.S. beam was scanned over the two smaller calcifications with the displacement sensitivity of the MRI sequence parallel to the U.S. beam path. Grayscale coded maps of the displacement scans are presented. For the 0.8×0.8×0.4 mm3 calcification, the U.S. intensities were varied. Finite element simulations were performed to verify if the experiments complied with theory. Results: The authors found that the displacement caused by the U.S. is increased at the position of the calcification. The area of increased displacement is at least twice as large as the calcification itself. The simulations show this increase in displacement and area at the position of the calcification. When changing the displacement sensitivity direction to perpendicular to the U.S. beam, a crossed black and white four-leaf clover is visible at the position of the calcification. Conclusions: The U.S. is scattered and reflected by the calcifications. This leads to the increased displacement which is transmitted to the surrounding material because of the elastic coupling between the calcification and the agarose material. Due to the high differences in acoustic impedance and elastic properties between the surrounding tissue and the calcification, even the detection of pieces smaller than the resolution of the MRI scanner is possible. The acoustic radiation force contrast in MR phase-difference images offers a positive signal for calcifications from a smooth background in phantoms. This method offers a possibility of differentiating qualitatively and quantitatively hard calcifications from stiffer inclusions such as tumors. © 2010 American Association of Physicists in Medicine Med. Phys. 37, 6347 (2010); doi:10.1118/1.3512806 (10 pages) " [+ leia mais]
Fonte: Mediacal Physics
 
 
A comprehensive study of the Gafchromic EBT2 radiochromic film. A comparison with EBT
 
"Med. Phys. 37, 6271 (2010); doi:10.1118/1.3512792 (8 pages) Purpose: Radiochromic film has become an important tool to assess complex dose distributions. In particular, EBT was accepted by the scientific community as a reference two-dimensional detector. Recently, Gafchromic EBT2 has replaced old film, providing new improvements in both accuracy and handling. Methods: This work presents a dosimetric study of the new Gafchromic EBT2 using an Epson 10000XL flatbed scanner, also comparing the results with EBT film as reference when necessary. The most important film characteristics have been studied, such as ambient light sensitivity, different possibilities of the three RGB color channels, postirradiation development, high dose behavior, exposition at temperatures similar to the human body, and dependence on orientation during the scanning process. Results: The results obtained confirm a considerably lower sensitivity to ambient light of EBT2, as well as a fast stabilization of the film within 2 h. It has also been found that the green channel has a better behavior at high dose levels up to 35 Gy, in addition to good behavior of the red channel at doses below 10 Gy. Other features, such as temperature independence and scanning orientation dependence, have also been shown. Conclusions: Gafchromic EBT2 can be used for clinical practice in the same way as the old EBT film. However, a much easier handling as the result of all new enhancements improves film behavior, expanding in this way the potential applications of radiochromic film dosimetry. " [+ leia mais]
Fonte: MEDICAL PHYSICS
 
 
Páginas: 1 - 2 - 3 - 4
 
WEBMAIL
 
 
Dúvidas?
Esqueceu sua senha?
 
PATROCINADORES
 
ANUNCIE AQUI
 
NOVIDADES
 
 
Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro das novidades da ABFM
 
 
 
ABFM - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FÍSICA MÉDICA - CNPJ 02.091.077/0001-40 - CAIXA POSTAL 6706 | CEP 90610970 | PORTO ALEGRE | RS